Como introduzir alimentos sólidos de forma segura para o bebê?
Introduzir alimentos sólidos para um bebê é um momento muito esperado, mas requer cuidado e atenção. Aqui estão algumas dicas importantes para essa transição: ⬇️
🚨O ideal é começar por volta dos 6 meses, quando o sistema digestivo está mais desenvolvido. E é importante que o bebê já tenha os sinais de prontidão.
O ideal é oferecer alimentos in natura, da época e de preferência orgânicos.
Não é recomendado o consumo de açúcar e mel até os dois anos da criança e também não é recomendado o consumo de sal no primeiro ano de vida. ❌
Lembre-se: é nessa fase que os hábitos alimentares são formados.
E tenha paciência, pois é normal que o bebê não aceite um alimento de forma imediata.
É o início de uma habituação a gostos e sabores e cada bebê tem o seu tempo. Se no início o bebê não consumir os alimentos não há problema algum nessa conduta.
O bebê aprende olhando, cheirando, tocando os alimentos. Todas essas habilidades fazem parte do processo da alimentação e despertam o interesse pela comida.
Mais do que o ato de comer, essa é a fase para que o bebê desenvolva um sentimento de prazer com os alimentos saudáveis.
✨ Cada bebê é único, portanto, observe os sinais que seu bebê dá e consulte um nutricionista para orientações específicas durante essa fase importante do desenvolvimento.