O desenvolvimento do cérebro começa no útero e continua ao longo da vida; no entanto, o cérebro de uma criança se desenvolve mais rapidamente nos primeiros 1.000 dias do que em qualquer outro momento da vida.
O neurodesenvolvimento é progressivo e sequencial, com base em cada etapa anterior, o que torna o processo geral sensível ao tempo.
Fornecimento de nutrientes essenciais, incluindo proteínas, ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, ferro, zinco, iodo, folato, colina e vitaminas A, D, B6, e B12, são necessários para o desenvolvimento normal do cérebro e são especialmente necessários em períodos específicos.
Se os nutrientes forem limitados, as consequências podem ser irreversíveis e podem incluir sérios defeitos congênitos do cérebro e comprometimento do desenvolvimento cognitivo.
Embora o desenvolvimento do cérebro seja um exemplo importante, os nutrientes estão envolvidos em praticamente todas as áreas do desenvolvimento inicial da vida, e a inadequação pode resultar em perfis metabólicos alterados que podem aumentar o risco de doenças subsequentes.
Referência: American Journal of Public Health, 2022. doi.org/10.2105/AJPH.2022.307028